domingo, 31 de agosto de 2014

Adolescentes devem receber segunda dose da vacina contra HPV

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A segunda dose da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) será realizada de 1º a 5 de setembro. A dose previne o câncer do colo do útero e é destinada a meninas que já receberam a primeira dose, no mês de abril deste ano.

Segundo a secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez a orientação é para que os pais acompanhem suas filhas às Unidades de Saúde dos bairros para completar o esquema vacinal contra o HPV, levando a Caderneta de Vacinação. “No município, mais de 100 meninas entre 11 e 13 anos receberam a primeira dose. No primeiro semestre, a secretaria realizou palestra nas escolas para esclarecer a importância desta prevenção para a saúde da mulher”, ressalta.

A imunização é oferecida em três doses via intramuscular. Conforme o Ministério da Saúde, a eficácia da vacina é comprovada em pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual, ainda assim, não elimina outras ações de prevenção, tais como o exame papanicolau e o uso da camisinha nas relações sexuais.

Saiba mais sobre o HPV

O HPV é um vírus que possui mais de cem variações. Ele é transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, infectando cerca de 290 milhões de mulheres em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina contempla os tipos mais corriqueiros de HPV: os tipos 6 e 11, ligados a 90% das verrugas genitais e os tipos 16 e 18 , relacionados a 70% dos casos de câncer de colo do útero, que matou 5.160 mulheres no ano de 2011.

(Colaboração texto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.