sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Tribuna: Imigrações, cadastro de animais e doação de medula

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Na tribuna nesta última sessão do Legislativo de Cocal do Sul a Tribuna foi utilizada pela vereadora Angela Maria Mendes Anjo (PPS). Durante seu discurso ela reafirmou o compromisso com a campanha de doação de medula óssea e a necessidade de ampliação da campanha, a vereadora lembrou que ainda não foi encontrado um doador e é necessário continuar com os trabalhos de mobilização para ajudar a encontrar o doador dos jovens com leucemia.

Ângela mencionou que ela, juntamente com a vereadora Roseny Cittadin Barbosa (PMDB), estiveram representando o Legislativo de Cocal no 1º Fórum de Imigrações da Região Sul. “A gente viu uma discussão muito boa em torno do tema, a importância deste Fórum de receber e tratar os imigrantes", comentou. Ela trouxe presente a importância do Fórum e a necessidade de debater o tema das imigrações, lembrou que em Cocal do Sul temos imigrantes. Por fim a vereadora parabenizou a organização do Fórum e lembrou que os debates do Fórum continuam agora como Fórum Permanente de Mobilidade Humana. O vereador Sidney Duarte de Oliveira (PSDB) questionou sobre as questões de saúde pública, mencionou que é importante um trabalho de monitoramento da saúde dos mesmos, tanto pela questão deles e do povo local.

Ângela ainda trouxe a temática das queimadas na cidade. A partir de algumas reclamações, ela foi atrás das leis que coíbem as queimadas de lotes, sujeiras e entulhos. Segundo a vereadora não existe legislação própria e é necessário que se crie,  sugerindo que se debata o “código de conduta”. Informou que o Executivo já esta debatendo.

Por fim a vereadora do PPS trouxe o tema de sua indicação, que foi votada e aprovada, que é o cadastro de animais domésticos de Cocal. A vereadora defendeu que a proposta deve ser debatida de como ser feita, mas sugeriu que as agentes de saúdes podem fazer os cadastros, pois as mesmas já visitam todos os domicílios da cidade. Ela ponderou que a questão dos animais de ruas é parte da saúde pública. O vereador Volnei questionou sobre o dinheiro aplicado de R$ 6 mil no ano passado, mais R$ 16 mil este ano, e como a ONG “Patas e Pegadas” da qual a vereadora é membro está vendo esta questão do canil. A vereadora respondeu que a ONG defende que não tenha canil e sim que exista um trabalho para lares solidários temporários e um trabalho de adoção de cães. Apontou alguns problemas de manter um canil, porém hoje é impossível desfazer o mesmo pela quantia de cães que se encontram lá - mais de 100 animais. “O canil não é da ONG. A ONG ajuda a manter, mas o canil não é o ideal. O prefeito se propôs a levar um veterinário e ver as reais condições dos animais”, lembrou a vereadora. Já o vereador Sidney indicou que a cidade precisa de um centro de zoonoses, pois o centro trataria a questão da saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.