sábado, 30 de agosto de 2014

Boi de Mamão encanta crianças

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Ele é unanimidade entre a plateia que o assiste. O animal negro que surge diante dos pequenos logo provoca graça, dó, espanto e não há quem passe imune a sua história. Assim foi a reação das centenas de crianças que acompanharam de perto a apresentação do Boi de Mamão realizada pelos alunos da Escola Municipal Cristo Rei, sob coordenação do professor Rodrigo Cardoso.

Com os olhos compenetrados, as crianças acompanharam o folguedo que envolve dança e cantoria e todos os detalhes com curiosidade da trajetória do animal, que tem a língua cortada, morre e depois ressuscita graças à união de todos. O trabalho é desenvolvido a mais de 10 anos na rede municipal. O espetáculo foi apresentado na própria sede da Instituição Cristo Rei que este ano teve o seu grupo montado. "Os trabalhos iniciaram no primeiro semestre e, além do estudo da história e dos ensaios, os alunos também desenvolveram e confeccionaram os personagens. Esse é um trabalho de resgate cultura que estamos mantendo. Para a criança é muito divertido, pois une música, teatro, arte e valores”, explica Rodrigo.

O professor também relata que o grupo leva o trabalho para outros municípios. “Com isso, os alunos agregam valor, responsabilidade, criação e cuidado com o que criaram. Somos a representação do Boi de Mamão em Cocal. No ano passado, o grupo da escola Demétrio Bettiol foi destaque em nível nacional na página do MEC e neste ano estamos plantando mais uma sementinha”, ressalta Rodrigo.

(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.