terça-feira, 12 de agosto de 2014

Espaço Cultura: Especial Robin Williams - "O Captain! My Captain!"

por Guilherme Fabro
 – cocalcomunitario@gmail.com

Quem entrou na internet ontem soube do falecimento do Robin Williams. O ator foi encontrado morto em sua casa. Não entrarei em detalhes do caso, o objetivo desse texto é fazer uma singela homenagem indicando alguns de seus filmes.

O primeiro deles: Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Drama, dirigido por Peter Weir, conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating, em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.

Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias.

O filme mostra também que em certa altura da vida as pessoas, em especial os jovens, deveriam opor-se, contestar, gritar e, sobretudo, ser "livres pensadores", e não deixar que ninguém condicione a sua maneira de pensar, mas também ensina esses mesmos jovens a usarem o bom-senso.

Sociedade dos poetas mortos deixa uma profunda mensagem de vida sintetizada na expressão latina Carpe diem ("aproveite o dia"), cujo sentido é: aproveite, goze a vida, ela dura pouco, é muito breve. Além de imortalizar a expressão Carpe diem, o filme torna celebre a frase O Captain! My Captain (maneira como os alunos chamam seu querido professor)

Segunda indicação: Bom Dia, Vietnã (1987)

Em 1965, o DJ Adrian Cronauer é recrutado para comandar o programa de rádio das forças armadas estado-unidenses no Vietnã. Irreverente, ele agrada aos soldados, mas enfurece Steven Hauk, um segundo-tenente e superior imediato de Cronauer, que tinha uma necessidade enorme de provar que era superior hierarquicamente. Movido pela inveja e ciúme, ele tenta prejudicar Cronauer, mas a sua popularidade é tal que é protegido pelos altos escalões.

Tratando a guerra de uma forma leve, mas não menos dramática “Bom Dia, Vietnã” merece indicação, é possível perceber nas entrelinhas do filme todo o drama vivido na guerra.

Terceira indicação: Gênio Indomável (1997)

Um jovem rebelde, que já teve algumas passagens pela polícia, trabalha como servente em uma universidade de Boston e revela-se um gênio em matemática, quando o professor Lambeau desafia os alunos a resolverem um teorema. E Will (Matt Damon) consegue resolvê-lo. Mas depois de se meter em encrencas ele é preso. Por determinação legal ele precisa fazer terapia e ter aulas de matemática com Lambeau, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até que se identifica com um deles, Sean (Robin William).

Com um dos melhores roteiros e diálogos que eu já vi, Gênio Indomável merece indicação máxima. Filme ganhou muitos prêmios e nos apresentou Matt Damon e Ben Affleck.

E muito mais

Poderia indicar uma lista enorme de seus filmes, Aladdin, A.I. inteligência Artificial, Uma Baba quase perfeita, Patch Adams - O Amor é Contagioso, Amor Além da Vida, O Homem Bicentenário, August Rush - O Som do Coração, são exemplo de sua vasta filmografia. Robin Williams vinha sofrendo de alcoolismo e depressão nos últimos anos, alguém que sempre soube fazer o público se divertir e dar muitas risadas. Fica aqui minha humilde homenagem.

Descanse em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.