quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Centenas de pessoas se cadastram como doadores de medula em Cocal

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A terça-feira (26/8) foi de solidariedade e conscientização em Cocal do Sul. Centenas de pessoas tornaram a campanha para a captação de doadores de medula óssea um sucesso de participação. A ação, uma parceria entre Hemosc, Secretaria de Saúde do município, Unibave e Coopercocal, recebeu 206 doadores ainda pela manhã, que se mobilizaram em prol da vida dos jovens que procuram por doadores de medula óssea compatíveis. A campanha foi tão positiva que durante a tarde, para atender as pessoas que chegavam, foi preciso deslocar quatro ônibus para o Hemosc em Criciúma, totalizando quase 500 doações.

A iniciativa tem por objetivo incentivar a doação em uma campanha que acontece desde maio em prol de jovens, portadores de leucemia e que necessitam de um transplante. Para Rafael de March Teixeira, a esperança é por um doador compatível. “Estamos unificando a campanha para podermos ajudar outras pessoas que também necessitam. Juntos nos tornamos mais fortes. Estamos felizes por conseguir fazer com que essa campanha ganhe grandes proporções. As pessoas tem ainda pouca informação sobre o cadastro de medula, por isso estamos fazendo a nossa parte. As chances de um doador são difíceis, um para cada 100 mil, mas temos esperança e muita gratidão por todos que por aqui passaram no dia de hoje para nos ajudar”, ressalta.

A ação também contou com a presença de super-herói: o Batman que compareceu para prestar apoio e atrair mais pessoas para a campanha. “Todas as pessoas deveriam ser um colaborador. Está é uma causa grande para uma doação tão pequena, ou seja,5 ml de sangue”, relata.

O transplante de medula óssea é uma das principais formas de combater a leucemia, um tipo de câncer que atinge o sangue. Há apenas 25% de chance de cada paciente encontrar um doador compatível entre irmãos e um para cem mil entre os não aparentados.

Jovens que esperam por um doador:
- Rafael De March Teixeira, de 29 anos, portador de Leucemia Linfóide Aguda.
- Renan Carvalho, de 23 anos, também portador de Leucemia Linfóide Aguda
- Peterson de Jesus, de 28 anos, portador de Leucemia Mielóide Aguda

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.