sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Discurso do Cocal Comunitário na tribuna da Câmara de Vereadores

Senhor presidente, senhores e senhoras vereadores ao povo de Cocal, Boa noite.

Venho hoje aqui, diferente de todas as semanas em que estou sentado na plenária para escutar, anotar e fotografar as falas dos vereadores e dos que usam desta tribuna. Hoje uso a tribuna para falar sobre o Cocal Comunitário. Um site de notícias da cidade de Cocal do Sul. Que todos já conhecem.

Mas o que traz hoje aqui é a comemoração de um ano do Cocal Comunitário. Na última quinta-feira, dia 26 de setembro, quando nosso município comemorava seus 22 anos de emancipação política, comemoramos um ano do Cocal Comunitário online. E nos alegra comemorar um ano à serviço da comunidade.

Pois bem, quem é o Cocal Comunitário? De onde nasceu a ideia do Cocal Comunitário?

O Cocal Comunitário é um site de notícias que quer e faz a diferença na forma de comunicar. Realizamos um jornalismo opinativo, no qual temos liberdade para deixar nossa opinião, mas sem perder aqui a ética e o bom senso de lado. Não queremos distorcer fatos, apenas contextualizá-los, comentando e demonstrando que aquela notícia vai muito além de um simples fato.

Queremos fazer do Cocal Comunitário um mecanismo de acessibilidade de informações as pessoas da cidade. Não somos hipócritas em nos auto intitular neutros, pois acreditamos que não existe neutralidade e muito menos que a “neutralidade” nós faça apolíticos. Jamais somos ou queremos ser apolíticos, somos sim políticos, no sentido real de política, pois existem políticas de uns e políticas de outros. E somos realmente felizes em viver em uma democracia, em que temos o direito de nos expressar politicamente, a política que não é somente partidária, mas política ideológica.

E fica a pergunta, qual a ideologia que temos? Mesmo que isso muitas vezes não é bem aceito. Principalmente quando você questiona uma ideia,e a frase “para uma guerra basta dizer o que você pensa”, sabemos o que é isso, vivemos isso muitas vezes. Não temos nem um processo, mas por mais de uma vez fomos ameaçados de processo por vincular opinião. Não reproduzimos meramente letras e textos com fotos. Somos formadores de opinião sim, como é a grande mídia, como são todos os jornais. Porém, temos como objetivos manter o debate sobre e em Cocal do Sul. Acreditamos que a cidade é da comunidade e não de algumas pessoas. O Cocal Comunitário não toma partido e parte do princípio de disponibilizar informação, fazer denúncias e propiciar debates e interação com a comunidade.

O site preza pelo coletivo. Não temos conflitos de ordem pessoal com ninguém. Caso você ocupe um cargo político-estratégico na cidade e houver criticas à administração, não entenda como perseguição pessoal, pois reafirmamos nosso interesse pela comunidade. Lembramos que todos aqueles que assumem cargos públicos estão sujeito a críticas e contestações. O site entende também que, caso você não queira ser contrariado, não deve estar no poder público, pois, quem aí está, não deve estar se representando, mas sim a toda uma população.

O Cocal Comunitário é mais do que um site, é uma ideologia e utopia dos realizadores. Neste primeiro ano tivemos um número grande de acessos, tivemos uma aceitação de uma parcela significativa de nossos leitores internautas. Claro que nunca quisemos agradar ninguém com nossas opiniões e, com isso, alguns leitores não concordam, pensam diferente e muitos “anônimos” usaram da maldade para prejudicar este site. Mas, acreditamos na democracia e sempre desejamos ser um espaço democrático, em que as críticas ou os elogios nos fazem pensar.

Temos alguns diferenciais, não somos melhores que ninguém. Quando sonhávamos com um espaço comunitário, almejávamos ser um espaço de construção, de contribuição, de debate e de questionamentos.

Desde o início deste site, estivemos presente em todas as sessões da Câmara de vereadores, e os munícipes que não podem se fazer presente nas sessões do Legislativo podem acompanhar por aqui os projetos e discursos na Tribuna. Todas as quinta-feira temos as “Cutucadas”, que mais do que criticar querem ser cobranças e indiretas, às vezes bem diretas, para a vida política da cidade. Todos os domingos é possível acompanhar “Algumas manchetes de Cocal do Sul desta semana” e ver os veículos em que Cocal esteve na mídia durante a semana...Também temos um espaço chamado “Alô Prefeitura” e “Alô Cidadão”.

Cotamos hoje com dois colunistas o Tiago Fabris, que escreve sobre o Criciúma Esporte Clube, e o professor Juliano Carrer, que escreve uma coluna todas as segundas sobre “Educação”. Já tivemos uma coluna de cinema e música, que logo voltará a ser feita pelo Gui Fabro. E outras em estudo de início.

Os proprietários do site são Davi Carrer, jornalista de formação e especialista em comunicação estratégica. Ele é assessor de impressa da Unesc e faz o papel de editor do site. E eu, que sou historiador e faço especialização em juventude. Sendo professor da rede municipal e articulador de um projeto social na Caritas. 

O site nasceu de um sonho, talvez de vários sonhos, e sem querer ser “fora da casinha”, digo que o Cocal Comunitário é uma UTOPIA de um mundo melhor. Pois, mesmo que digam que nada vai melhorar, nós acreditamos em um mundo melhor. E para nós este mundo melhor começa por Cocal, talvez depois Santa Catarina e Brasil e por último o mundo... Mas por enquanto vamos, contribuir com Cocal.

O Cocal Comunitário nasce do sonho de fazer algo e isso tem sua gênese lá na militância da Pastoral da Juventude, dos grupos de jovens, de quando acreditávamos que bastava sair às ruas no dia do Grupo Combate, pedindo agasalhos e roupas. Éramos ainda adolescentes e hoje acreditamos que somente isso não basta. Fomos construindo ideias, criamos até uma associação, a Radio Cocal Comunitária há anos atrás, mas por força do destino nem chegamos a registrar. No ano passado decidimos criar um site, no início algo pequeno, sem pretensões, algo mais opinativo. Mas o destino, ou talvez nosso sonho e nossos projetos de vida, nos levaram a criar o Cocal Comunitário, que logo no início partiu da autenticidade das notícias, em reta final de eleição e em pós eleição, quando a prefeitura não tinha nem mais assessoria de imprensa. Éramos o primeiro e únicos em noticia.

Passou um ano de site. E tivemos a honra de comemorar nosso aniversário com uma bela festa na cidade. Um ano de noticias.

Hoje contamos com 17 apoiadores, que muito mais de anunciar sua marca ajudam a manter o site.

Até hoje foram cerca de mil comentários publicados e quase 1,3 mil notícias/matérias publicadas, o que dá uma média de 3,5 matérias sobre Cocal do Sul por dia. Sem falar nas 312.118 visualizações em nossa pagina, com cerca de 50 mil visitantes únicos. 93% dos visitantes ficam e retornam, sendo que nossa taxa de rejeição é de apenas 7%.

Isso demonstra, que o Cocal Comunitário tem aceitação. A Alemanha é o segundo país com maior acesso no site, e isso sem dúvida se dá pela quantidade de sul cocalenses que lá se fazem presentes.

Das matérias mais acessadas em um ano temos:
10 DE JUNHO DE 2013-Semana inicia com morte de jovem de Cocal em acidente de carro - 
22 DE SETEMBRO DE 2013- Carro dentro do rio: Acidente grave em Cocal
31 DE OUTUBRO DE 2012- Saci-pererê ou Halloween?
20 DE ABRIL DE 2013- Jovem perde a vida após capotamento na SC-108
13 DE JULHO DE 2013- Encontro de Carros Antigos: As máquinas do tempo saíram da garagem
6 DE JULHO DE 2013- Cocal do Sul já tem rainha e princesas para a Cocal Fest

E a matéria com maior numero de comentário e talvez a mais polêmica, ou uma das mais, foi “Uma reflexão sobre a maioridade penal”, com 25 comentários calorosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.