domingo, 2 de novembro de 2014

Unibave realiza Seminário de Piscicultura

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Na segunda-feira (3/11) inicia no Unibave o 1º Seminário de Piscicultura da Região das Encostas da Serra Geral. O evento tem o apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e tem programação ainda nos dias quatro e cinco.

O projeto visa a sustentabilidade, aliada à tecnologia, e propõe trazer inovações sobre a piscicultura de água doce para região Sul de Santa Catarina, que tem grande potencial para esta atividade, porém, a ausência de profissionais capacitados e informação levam muitos produtores a desistirem da atividade pela falta de técnica e de incentivos econômicos.

O seminário propõe discussões sobre a atividade de aquicultura de água doce para acadêmicos, técnicos da área, produtores rurais, piscicultores e demais interessados no tema. Este evento pretende esclarecer as principais dúvidas e questionamentos da piscicultura regional. “O seminário proporcionará aos participantes, a aquisição de novos conhecimentos, facilitando o desenvolvimento da atividade de piscicultura em nossa região”, comentou a coordenadora de estágio do curso de Agronomia do Unibave, Janaina Veronezi Alberton.

O intuito da atividade é disseminar conhecimento sobre as pesquisas realizadas na área, levando ao produtor e ao meio acadêmico inovações tecnológicas visando o cultivo racional e sustentável da atividade aquícola familiar.

Confira a programação:




3/11 segunda-feira - 19h
Abertura
Palestra - Panorama da Piscicultura da Região da Encosta da Serra
Palestra - Qualidade da Água: A problemática das Algas Tóxicas

4/11 terça-feira – 19h
Palestra - Sistemas de Bioflocos (BFT): uma estratégia para antecipar o ciclo de produção em SC?
Palestra - Policultivos como alternativa na piscicultura do Sul de Santa Catarina
Assinatura de Convênio - Formalização da parceria na pesquisa e extensão entre UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina e Unibave - Centro Universitário Barriga Verde.

5/11 quarta-feira – 19h
Palestra - Negócio Certo Rural
Mostra de Experimentos - Pesquisas científicas na área de Piscicultura realizadas pelo Unibave
Momento do Piscicultor - Levantamento de problemas como sugestão de Pesquisas e Extensão em Piscicultura.
Encaminhamentos para o II Seminário de Piscicultura da Região da Encosta da Serra e encerramento.

(Colaboração: Ascom Unibave)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.