quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Direito das mulheres. Será que queremos um Cocal machista?

por Rodrigo Szymanski, o Escritor

Em pleno século XXI a violência contra as mulheres ainda marca nossa sociedade. Mulheres ainda ganham menos que homens, ocupam cargos inferiores, ainda são vistas apenas como coadjuvantes na sociedade. Apesar do avanço dos direito das mulheres e de possuirmos uma Presidenta da República, as mulheres ainda sofrem com ideias machistas. Quando as mulheres conquistarão espaço que para elas é de direito?

Em Cocal do Sul, em um comitê de um candidato a prefeito, segundo informações, aconteceu um suposto assedio sexual, com uma moça que trabalhava no comitê. Folhas espalhadas pela cidade “denunciavam” o assedio pelo interesse por votos, não pela preocupação da condição das mulheres. Em jornais de circulação locais o acusado se defendia alegando sua integridade, como um bom pai de família e empresário. A vitima afirma: “A única coisa que eu posso te dizer é que aconteceu sim...estão abafando só que eu tenho provas...”.

É triste saber que existe esta suposta acusação, que aconteceu um crime de caráter machista. Isso demonstra o descaso com as mulheres: a maneira que tratam as mulheres em nossa sociedade.

Equivalente a qualquer partido, sabemos que muitas mulheres são candidatas “laranja” nos processos eleitorais pela necessidade da proporcionalidade de ambos os gêneros. Porque o caso serve somente para disputa eleitoreira? Com isso devemos debater o que esta em jogo em nossa cidade. Ainda somos uma cidade retrógrada?

É necessário acabarmos com esta sociedade patriarcal, com suas heranças sexistas, homofóbicas e racistas. Quem são os donos do poder nos dias de hoje? Uma elite de homens brancos? Nossos representantes no legislativo e executivo estão preparados para romper esta cultura de morte contra as mulheres?

*o suposto acusado foi procurado, mas não respondeu as perguntas deixada para ele.

Um comentário:

  1. é muito sério isso, o infezlimente é verdade, ninguem, me falou eu vi as provas, uma pena pra Cocal,

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.