quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Saci-pererê ou Halloween?

por Rodrigo Szymanski

Feliz Dia do Saci! Ah, vai dizer que você não sabia que hoje, dia 31 de outubro, se comemora o Dia do Saci.

E nossas crianças na escola sabem disso? A maioria, quase absoluta, não sabe. Para grande parte da população hoje se comemora o “dia das bruxas” ou em cultura americana ianque, o Halloween. (O registro do termo "Halloween" é de cerca 1745. Procedeu do termos escocês "Allhallow-even", que significa véspera de Todos os Santos, que era a noite das bruxas). Cultura dos países de língua Inglesa, celebração de origem na cultura celta.

Mas por que todos sabemos sobre  Halloween e pouco sabemos sobre o saci-pererê?

A forma do saci aparece como um ser danoso, brincalhão ou como gracioso, segundo a variante do sul do Brasil. Sua procedência vem dos indígenas da região das missões no Rio Grande do Sul, onde era representado como um indiozinho moreno.

No  norte do país, a lenda africana o converteu em um negrinho, que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que temos conhecimento hoje. Transportou também, da cultura africana, o cachimbo e, do costume europeu, herdou o gorrinho vermelho. O escritor Monteiro Lobato quem traz este personagem do folclore para a literatura infantil em meados da década de 1920.

O Dia do Saci faz parte do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003, de autoria dos deputados Chico Alencar, (PSOL - RJ) e Ângela Guadagnin (PT - SP), com a finalidade de resgatar o folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas". Para isso indicou-se celebrá-lo em 31 de outubro.

Por que a cultura que vem de fora é “melhor” que a nossa? Como brasileiros, devemos resgatar o sentido e valorizar nossa cultura, de origem indígena, afro, latina, brasileira...

Feliz Dia do Saci pra você !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.