segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Saldo das eleições: Dia calmo (anormal) em Cocal do Sul

por Rodrigo Szymanski, o Escritor

Schuler manhã
As eleições de Cocal do Sul transcorreram tranquilamente na tarde de ontem (7/10), segundo o sargento Américo, da Polícia Militar. Pela manhã houve uma aglomeração maior de pessoas para votar, formando algumas filas, principalmente nos colégios Schuler e Demetrio Bettiol. Já na tarde as filas eram pequenas, porém com uma aglomeração maior de pessoas na frente do colégio. Por isso os policias cercaram a entrada, para não existir agrupamento dentro do colégio.

Schuler fim de tarde
Grupos de pessoas com camisetas vermelhas se aglutinavam em grupos na frente do colégio Schuler, com uma predominância deste candidato (predominância que não se confirmou nas urnas). Um bar próximo ao colégio se tornou um centro de encontro com dezenas de pessoas na calçada e dentro do bar.

Aglomeração de pessoas na frente do Schuler
Os candidatos a vereadores e prefeito circulavam cumprimentado o povo, muitos pediam votos. Em torno dos candidatos a prefeitos formavam-se grupos de pessoas e apoiadores. É interessante estas atitudes dos candidatos, pois boca de urna é considerado crime eleitoral, mas nada foi comprovado ou registrado.

Depois das 16 horas o movimento de votação era baixo, sendo que algumas pessoas esperavam para buscar os resultados das urnas. Após as finalizações  tranquilamente se conseguia anotar quanto votos cada vereador e prefeitos fizeram por urna. Com isso, logo nas primeiras urnas abertas, os partidários de Ademir e Aninha comemoravam a vitória.  Após três urnas abertas um dos coordenadores da campanha do PP gritou nos corredores do colégio “Vencemos as eleições, liga pro Ademir, vencemos”.

Após os pré-resultados e muitas pessoas falando ao celular, o povo que se aglomerava na frente do colégio se dissolveu pelas ruas. Em poucos minutos os partidários dos candidatos derrotados não estavam mais presente no centro da cidade. Iniciou-se então a festa da coligação PP-PSD. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.