sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Quem ganhou nestas eleições? Balanço das coligações para majoritária

por Rodrigo Szymanski, o Escritor

Sem dúvida os maiores vencedores destas eleições foram o Partido Progressista e o Partido Social Democrático. Aliás, o PP vai para o terceiro mandato dentro da prefeitura. Pois, de 2005 a 2008, estavam no cargo de prefeito e, de 2009 a 2012, como vice-prefeito. Segundo informação, teremos renovação nos quadros de confiança política. E deixo uma dica à nova administração: usem cargos técnicos e ignorem os cargos políticos. Cocal do Sul vai ganhar muito com isso.

Sem dúvida o PMDB perdeu muito, pois vários de seus lideres históricos estavam apoiando o PP ou o PSDB. E elegeram somente um vereador dos três que tinham. Seus aliados PCdoB-PPS acenderam com um vereador e a divulgação do partido. Já o DEM, como em todo Brasil, está em pura decadência. O PSDB, mesmo tendo feito uma votação expressiva e uma alta porcentagem dos votos para vereadores, não conseguiu se sustentar no poder executivo, apesar de ter feito no total 4.247 votos. Isso mostra que os vereadores não captaram votos para o candidato à prefeito.  Seus aliados PRB-PTB não tiveram uma votação expressiva e permanecem iguais. Já o PDT-PT, embora ocupando o quarto colocado nas majoritárias, elegeu um vereador da coligação e, sem dúvida, estes dois partidos ganharam, pois só cresceram. Muitos afirmam que o PT se tivesse saído sozinho, como divulgado na pré-campanha, teria entusiasmado mais.

As “línguas malditas” da cidade discursam que os maiores vencedores mesmo foram os “agiotas”, resta saber se estes receberam...

Mas apesar de tudo isso eu quero acreditar que a partir destas eleições só o POVO de Cocal do Sul é quem vai ganhar!

2 comentários:

  1. Concordo quando diz que o Pmdb perdeu, porém não podemos deixar de lembrar que os 3 vereadores que lá estão não representam a sigla são simplesmente filiados, nunca lutaram pelo partido só olharam pro seus próprios bolsos, melhor 1 vereador fiel, do que 3 vendidos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda sobre os resultados destas eleições municipais, gostaria de observar que pela primeira vez teremos uma mulher como vice-prefeito e três vereadoras, será que isso é resultado da obrigatoriedade da cota de 30% das vagas para mulheres? ou é a onda de mulheres no poder que pegou? Pra ser bem sincera, acho muito importante a participação das mulheres no processo político, em todas as etapas, na condição de cidadãs assim como os homens. Mas, não é simplesmente o fato de ser mulher que vai qualificar e tornar o modo de fazer política mais ético, e sim, a visão de mundo, de sociedade, dos valores, que um político tem e acredita e luta. Mas, pelo que se viu já na campanha eleitoral, as mulheres adotam os mesmos vícios dos homens (trabalham só por dinheiro, compram e vendem o voto, querem garantias de cargos e empregos) e não tem sentimento de responsabilidade para com o futuro dos seus próprios filhos, o que é lamentável, vergonhoso e assustador.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.