terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ensino Superior: Oportunidade nas universidades e institutos federais

por Davi Carrer

O MEC (Ministério da Educação) lançou ontem (7/1) mais um oportunidade para os sul cocalenses e todo brasileiro fazer um curso superior. Os estudantes que prestaram o Enem e obtiveram nota maior que zero na redação poderão se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Com o Sisu, o estudante concorre a uma vaga para cursos de universidades e institutos federais de ensino superior. O prazo de inscrição no Sisu vai até a próxima sexta-feira (11/1) e a inscrição é exclusivamente pela internet no site do MEC.

Uma vez inscrito no Sisu o candidato concorre a vagas em dezenas de instituições públicas cadastradas em todo o país. Para a seleção do primeiro semestre de 2013 valerá a nota do Enem 2012, cuja divulgação, segundo o MEC, será foi no dia 28 de dezembro. São oferecidas 129.279 vagas em 3.751 cursos de 101 instituições do BRasil

O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga e deverá especificar a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Além disso, será possível escolher a modalidade de concorrência - em 2013, o Sisu se adequará à Lei de Cotas, de agosto de 2012. As inscrições serão gratuitas e as instituições de ensino deverão disponibilizar acesso à internet aos estudantes interessados.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013 e da segunda chamada, no dia 28 de janeiro, no site do Sisu e das instituições. As matrículas serão feitas nas instituições nos dias 18, 21 e 22 de janeiro para a primeira chamada e 1º, 4 e 5 de fevereiro para segunda.

(Colaboração: Mariana Tokarnia, da Agência Brasil)

Um comentário:

  1. Em 2011 tirei minha filha do Shuler pois o mesmo ja estava em greve por muito tempo e na ocasião minha filha que cursava o 2 ano do ensino médio ganhou uma bolsa de estudos de 100% no Colégio Michel em Criciuma.
    E nesta semana descobri que ao tentar dar o melhor para ela tirei o direito da mesma participar do SISU.
    Na minha opinião se estudou em colegio particular onde papai tem condição de pagar,realmente se deve recorer a esta vaga, mas bolsista é pobre e tem que ter o direito de tentar a vaga no sisu.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.