domingo, 13 de janeiro de 2013

Lei obriga o SUS a atender pacientes com câncer em até 60 dias

por Davi Carrer

Você sabia que existe uma lei que o obriga o SUS a atender pacientes com câncer em até 60 dias. Essa Lei, a 12.732, foi publicada em novembro, mas só entra em vigor 180 dias depois, ou seja, no dia 23 de maio de 2013. Em entrevista a Rede Brasil Atual, o diretor-geral do Instituto Nacional do Câncer, Luiz Antônio Santini, destacou que a iniciativa vai melhorar a eficácia da prestação de serviços no tratamento da doença.

Porém, depois de uma reflexão (de um bate-papo com um amigo), pensei, quem que, depois de descobrir que está com câncer, consegue esperar 60 dias. Esta doença, que atinge muitos sul cocalenses, não vai esperar 60 dias para fazer mal as pessoas. Mas, pelo menos é um avanço. Embora, que esse avanço esteja atrasado, pois creio que o atendimento deveria ser imediato.

“O atraso para começar o tratamento pode dar tempo para que o câncer avance, por isso é importante começar rápido. No mínimo, quanto antes começar, menor a ansiedade”, apontou o oncologista clínico Aldo Lourenço Dettino, do Hospital do Câncer A.C. Camargo, ao programa Bem Estar, da Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.