sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Esplanada: uma praia querida pelos moradores e esquecida pelos políticos


por Rodrigo Szymanski

Uma parte significativa dos moradores do Balneário Esplanada são oriundos do município de Cocal do Sul, juntamente de Urussanga e Morro da Fumaça (dado não oficial, mas verficado caminhando pela praia).

A Praia da Esplanada ,como é conhecida, é uma praia tipicamente Familiar, sem opção turística de bares, restaurantes e afins, em sua maioria constituída de veranistas e agregados que se hospedam nas casas. “Uma praia pequena, simples, aconchegante” relatou uma jovem veranista, que gosta da praia e de passar as férias aqui.

Mas nem tudo é tão belo, infelizmente a praia conta com uma gama de problemas pequenos, que poderiam ser resolvidos facilmente, se não fosse o descaso dos políticos do município. Balneário Esplanada pertence ao município de Jaguaruna e o mesmo contém mais de 37 quilômetros de litoral, com 18 balneários. Talvez daí desperte um descaso com um número pequeno de moradores e eleitores na praia. Os políticos não olham com carinho para esta praia, pois aqui não possui potencial de votos!

Os problemas vão desde a falta de iluminação pública, falta de coleta constante de lixo, até os péssimos estados da estrada, tanto dentro do balneário como as de acesso. Também são problemas o baixo número de policiais e somente um posto de salva vidas. Péssimo sinal de celular, uma operadora nem se quer vende “créditos”. Com a falta de incentivo ao comércio é normal que falte até pão! Sem falar nas péssimas políticas de preservação do meio ambiente e fiscalização da orla marítima.
Dos quase 15 anos que passo os verãos nesta praia vejo o crescimento e a valorização imobiliária, mas poucas coisas mudaram em termos de estruturas. E isso é preciso, mesmo que a maioria não vote no município. Que se crie uma associação forte e um movimento por melhorias já na Esplanada. Muitos políticos de Cocal, Morro da Fumaça e Urussanga residem no verão aqui, talvez unindo forças políticas conseguimos construir cada vez mais uma praia melhor de se veranear. Quem ganha é a praia, os moradores e até mesmo aqueles que fazem daqui seu “ganha pão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.