domingo, 6 de janeiro de 2013

Snatch - Porcos e Diamantes

por Guilherme Fabro

Snatch é o terceiro trabalho do diretor Guy Ritchie (mais conhecido pelo atual projeto Sherlock Holmes) e segue a mesma fórmula de seu primeiro sucesso (Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes). Cortes rápidos e secos, personagens extremamente caricatos e histórias que se entrelaçam são algumas das suas táticas usadas para entreter o espectador.

O filme começa com o roubo de diamante muito valioso por Franky 4 Dedos e sua gangue disfarçados de judeus, que antes de voltar para Nova York Frank viaja até a Inglaterra para vender as pedras menores.

Enquanto isso, Turco (Jason Statham) um promotor de lutas de boxe clandestino acaba de acerta uma luta com Brick Top (Alan Ford), o chefão do crime local e temido criador de porcos. Devido a um imprevisto, o lutador do turco fica impossibilitado de subir ao ringue e tem que ser substituído. A esta altura o cigano Mickey (Brad Pitt) já foi apresentado a todos... E a confusão está apenas começando.

Franky é impedido de fazer a aposta por uma hilária e infelicidade do destino, acaba sendo sequestrado e começa a busca pelo diamante… Enquanto isso (se acostume gente, filmes do Guy Ritchie tem muitos enquanto isso, porque o cara gosta de misturar cenas) Mickey ganha a luta que devia perder deixando Brick furioso, que acaba tomando medidas exageradas.

O filme é incrível, a forma como é narrado é excelente (com comentários suaves e interessantes pelo protagonista) e as atuações estão impecáveis, todas. Em Snatch Brad Pitt mostra que é bem mais do que um rosto bonitinho, ele prova que quando acerta ao escolher um bom roteiro está entre os melhores atores de sua geração.

A ideia inicial era não ter nenhum ator de renome, mas Brad Pitt fez questão de participar. O cara gostou tanto de Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes que marcou uma reunião com o diretor PEDINDO para fazer parte de seu próximo projeto. Pitt está muito bem na pele de Mickey O'Neil, um esperto cigano cheio de tatuagens e dono de um soco matador. As cenas em que ele fala, com um sotaque irlandês incompreensível, são hilárias.

Ciganos são bons negociadores. Talvez seja porque ninguém entende o que eles falam, diz o turco sobre o modo como Mickey e seus amigos fazem negócios.

P.S.: Duas coisas que aprendi assistindo Snatch: NUNCA negociar com ciganos ou sempre farei um péssimo negócio e ainda ganharei um cachorro e sempre ter MEDO de quem cria porcos, ele pode ser um assassino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.