sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Entrevista com Sinara Crippa Milanez, secretária de Saúde

por Davi Carrer

Cocal Comunitário: Quem é Sinara Crippa Milanez? Como você se identifica?
Sinara Crippa Milanez: Eu sou assistente social, servidora pública há mais de 20 anos. Trabalho a grande maioria do tempo na área da saúde. Realmente sou apaixonada por essa área. Já estive em diversos cargos, desde assessoria, coordenação, adjunta e secretária nesse município e em outros. E é assim que me considero, acima de tudo uma servidora pública.

C.C.: Como foi feito o convite para assumir a pasta?
S.C.M.: O convite veio através do Ademir e da Aninha. Eles me procuraram em algumas ocasiões e fizeram o convite. No início eu estive um pouco resistente. Algumas vezes dei como resposta o não, mas eles persistiram e colocaram qual o projeto deles na área da saúde, projetos de governo, a esperança de fazer um Cocal renovado e com o dinheiro público gasto onde deveria estar e em prol de todos os sul cocalenses. Eu acho que isso vem de encontra com o que eu penso, que acima de tudo tem que ter esse retorno ao paciente e essa humanização no atendimento em um todo.

C.C.: Que características suas lhe fará ser uma boa secretária?
S.C.M.: A paciência e o conhecimento da área. Eu acredito que isso, talvez, me fará, a alguns olhos, uma boa secretária.

C.C.: Qual a prioridade neste momento?
S.C.M.: A prioridade nossa hoje seria realmente sanar todas essas pendências que ficaram para trás com relação à área da saúde. Que possamos traçar meta que possam vir de encontro com o que nós pensamos, com uma saúde mais a disposição do povo, com mais especialistas, com o servidor público mais valorizado e um atendimento mais humanizado.

C.C.: Qual sua meta pensando em quatro anos?
S.C.M.: Todo dia vai ser um recomeço. Todo dia vai ser pular obstáculos e buscar que nos possamos fazer um bom trabalho dia a dia. Eu costumo dizer sempre que a saúde é muito complexa e ela muda muito, quando alguma pessoa nos pede emprego eu digo que hoje não tem emprego para médico, mas amanhã pode ter. No meu caso, eu estou secretária de Saúde hoje, mas não sei o dia de amanhã, então eu pretendo realmente todo dia fazer um bom trabalho, independente do dia de amanhã.

C.C.: Qual o maior desafio pensando em quatro anos?
S.C.M.: É realmente fazer com que a população tenha um conhecimento mais ampliado da área da saúde, de como funciona e do porque das burocracias. Hoje a gente trabalha muito com burocracias, decretos e normativas, com orientações do Tribunal de Contas e do Ministério da Saúde. E aos olhos do povo, muitas vezes, eles não têm esse entendimento aprofundado e fica difícil quando eles vem buscar alguma coisa e ele não pode, porque tem um critério, tem a normativa ou tem uma solicitação contrária àquela solicitação do usuário do sistema único. Eu acho que esse entendimento de como funciona é um grande desafio.

Sinara Crippa Milanez tem 44 anos, é formada em Serviço Social pela Unisul, de Tubarão. Possui pós-graduação em gestão de políticas públicas e cidadania pela faculdade Bagozzi de Curitiba e em Regulação de Saúde: Controle, avaliação e Auditoria pela Unesc. Em sua vida profissional trabalhou como secretária de Saúde nos municípios de Morro da Fumaça e Cocal do Sul e comandou a pasta de Assistência Social como secretária e coordenadora da atenção básica de Cocal do Sul.

6 comentários:

  1. Quem conhece e vive o dia a dia do funcionalismo público no município sabe da competência, parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado esqueceu de dizer o local onde mora .E anos na saúde o que fez que a saude esta uma porcaria. A saude sim deveria ter mudança, uma secretaria nova,para ter melhorias.Muita gente gosta dela sim, mais a boazinha amiga de todos, nos precisamos e gente que faça a diferença não amiguinha.As coisas não vão mudar mesmo.

    ResponderExcluir
  3. se fosse boa mesmo teria feito mais brigado mais por melhorias onde estava ate agora e agora vai mundar?tomara neh

    ResponderExcluir
  4. È boa sim ,amiga e profissional, tenho certeza que vai fazer o melhor pela saúde de Cocal, pois capacidade não é problema para ela.

    ResponderExcluir
  5. Nota mil secretária! Que pena que já tão falando que vão mudar! Se isso se confirmar mais um tiro no pé. Foi a melhoe escolha até agora.

    ResponderExcluir
  6. Se ela é otima como dizem, porque a saúde esta uma porcaria....Engraçado.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.