quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Todos pelo Rio, agora vai...

por Rodrigo Szymanski

Na ultima sessão da Câmara de Vereadores o Rio Tigre esteve em pauta. O munícipe Luciano Casagrande usou da tribuna para representar os moradores dos bairros Jardim Elizabeth e Centro. Com um abaixo assinado de mais de mil assinaturas recolhidas em 2010 e fotos das enchentes e dos danos já acontecidos pelo rio, ele pediu melhoras para segurança dos moradores. Quase todos os vereadores usaram da palavra para defender melhorias para o rio e um canal auxiliar.

Casagrande que reside no Centro da cidade lembrou que na última sexta-feira as chuvas em meia hora elevaram o rio em um metro (dados informados por ele, que fez uma régua no rio atrás de sua residência). Também apresentou que seriam necessários dois milhões para melhorias no rio. O vereador Volnei lembrou que por várias vezes o assunto entrou em pauta na antiga administração e a resposta era que já existia um projeto em Brasília. Segundo Luciano Casagrande o ex-prefeito Nilso revelou a ele que tinha um pré-projeto somente. Casagrande ainda disse que não podiam culpar a empresa Eliane pelas enchentes a qual se encontra sobre o rio e forma um gargalo de água, dificultando a vazão e gerando enchentes.

A vereadora “Nega”, em sua fala, lembrou que era necessário um trabalho de conscientização ambiental e plantação de árvores nas encostas do rio. Lembrou ainda que na última limpeza simplesmente retiram os matos e ainda derrubaram as avores que protegiam os "barrancos" e isso não adiantou.

É preciso que se construa um projeto ambiental para o rio, não se pode somente cavar o rio, é preciso proteger o rio, primeiro com educação ambiental, segundo com um projeto sustentável para o rio que respeite a natureza. Ainda acredito que mesmo que “inocentem” as empresas Eliane, ela está por estar em cima do rio e deve ser responsabilizada, pois é uma das causadoras dos problemas. Se a empresa estava antes dos moradores, o rio estava ali antes da empresa. Antes de um canal auxiliar, deve se pensar como a empresa irá pagar pelos danos ao rio e a cidade. Está na hora de pararmos de defender os donos do poder econômico e pensarmos mais nos cidadão, na cidade e no meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.