quarta-feira, 3 de julho de 2013

Jovens de Cocal participam da criação do Instituto Catarinense de Juventude

cocalcomunitario@gmail.com

O ICJ (Instituto Catarinense de Juventude) iniciou a sua formação em 2012 e dois jovens de Cocal do Sul estão presentes nesta associação. Na última semana um grupo de jovens se reuniu para fazer o planejamento anual do Instituto. Formação, assessoria, pesquisa e políticas públicas. Estas foram as prioridades escolhidas para as ações do ICJ até 2014.

O processo de planejamento contou com a participação de 21 pessoas, por meio de um instrumental preenchido virtualmente, e foi concluído na assembleia anual da entidade, realizada nos dias 29 e 30 de junho, no município de Ouro-SC.

A partir destas prioridades, foram planejadas cinco ações a serem realizadas em âmbito estadual (conforme destaque abaixo).

Outra novidade é a criação de 3 núcleos: Sul, Oeste e Meio-oeste, os quais possibilitarão o envolvimento de outras pessoas e o planejamento de ações locais, considerando as necessidades locais e as prioridades do ICJ.

Também foi criada uma equipe pedagógica, a qual ficará responsável pelo acompanhamento das ações e dos núcleos, bem como o aprofundamento da atuação do Instituto, à luz das prioridades definidas.

Rodrigo Szymanski, membro da equipe pedagógica, destacou a importância do planejamento do ICJ: "A Assembleia do ICJ e com ela o planejamento para os próximos dois anos teve uma importância fundamental para continuar os trabalhos com as juventudes. É um inicio de articulações de atividades em prol de pensar a juventude catarinense. Os trabalhos vão iniciar com articulação dos núcleos e de trabalhos como monitoramento e divulgação de pesquisas já existente e ofertas de assessorias para varias áreas".

Ações estaduais para 2013

• Estruturação de uma rede de assessores temáticos
• Levantamento de pesquisas existentes sobre juventude, com foco na juventude catarinense
• Sistematização de dados estatísticos sobre a juventude catarinense
• Mapeamento dos conselhos e órgãos gestores de juventude em Santa Catarina
• Presença do ICJ no Conselho Municipal da Criança e Adolescente em sua cidade-sede (Ouro-SC)
• Monitoramento da situação de conselhos municipais de juventude já criados mas que não estão em funcionamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.