sábado, 13 de setembro de 2014

15º Unesc em Dança está com inscrições abertas

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Bailarinos e bailarinas sul cocalenses já podem separar suas sapatilhas, pois abriram as inscrições para o 15º Unesc em Dança. O festival, promovido pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, ocorre de 16 a 18 de outubro, no Teatro Elias Angeloni e no campus da Universidade. Este ano os interessados poderão se inscrever online, até 30 de setembro, através do site www.unesc.net/emdanca, ou pelo correio.

Os grupos poderão participar dos gêneros: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. É importante ler o regulamente atentamente, preencher as fichas e encaminhar os documentos necessários através do correio ou por e-mail. Cada grupo pode inscrever até 12 coreografias no festival.

O resultado será divulgado no dia 6 de outubro, sendo que os grupos que não se classificarem receberão um parecer técnico. “Desta forma os bailarinos poderão saber no que devem melhorar e assim se inscreverem mais preparados na próxima vez. É uma forma de dar uma resposta aos grupos para que eles possam aprimorar suas coreografias”, afirma a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig.

Para Amalhene, o evento engrandece a concepção que a população tem sobre a dança. Segundo ela, os profissionais da área ainda são pouco valorizados. “Através do festival é possível abrir espaço para a linguagem da dança. É perceptível o crescimento da arte na região em paralelo ao progresso do evento, que além de formar um público, contribui para a profissionalização dos participantes”, relata.

Poderão participar grupos de dança da rede pública e particular de ensino, academias, escolas de dança e grupos independentes. As 40 coreografias selecionadas para a mostra oficial receberão um cachê cultural.

Palco Unesc

Este ano, além das apresentações realizadas no Teatro Elias Angeloni, também haverá mostras na Universidade. O Palco Unesc será no Auditório Ruy Hülse e as apresentações no local ocorrem durante o primeiro dia de evento (16\10). No Auditório também serão realizadas algumas oficinas e palestras no decorrer do festival.

Capacitação

Os participantes e interessados em geral terão a possibilidade de participar de palestras e oficinas. Danças Urbanas, Criação e Formação, Processo de Composição, Ballet Intermediário, entre outros, serão temas de capacitações. Conforme Amalhene, a profissionalização aproxima a dança do universo ensino e pesquisa, de forma que o público perceba a conexão entre arte e educação.

O evento

O Unesc em Dança é um festival não competitivo, que busca o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático-pedagógico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes. Contribui, assim, para a formação de plateia, o desenvolvimento e a valorização da cultura e da arte.

Em 2014, o Unesc em Dança alcança sua décima quinta edição. No ano anterior, participaram do evento aproximadamente 800 bailarinos de 48 grupos vindos de 17 municípios dos três estados do sul do Brasil, totalizando 60 coreografias, e a participação intensa da comunidade. Os dançarinos e bailarinos distribuem-se em apresentações infantis, júnior, sênior e avançado, entre diferentes estilos e performances.

O Unesc em Dança é realizado com suporte e patrocínio viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura. O festival também recebe apoio do supermercado Bistek e Tintas Farmes.


(Colaboração: Secom Unesc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.