terça-feira, 9 de setembro de 2014

Espaço Cultura: Forrest Gump – 20 anos de filme e Corra, Forrest Corra!

por Guilherme Fabro
 - cocalcomunitario@gmail.com

Nunca havia assistido Forrest Gump, sabe aquele filme que passou algumas vezes na TV, mas você não assistiu por algum motivo? Forrest Gump ganhou vários prêmios e é super elogiado por todos, mas o tempo foi passando e acabei não assistindo. Soube essa semana que o filme completou 20 anos de seu lançamento, resolvi assistir e apagar essa mancha no meu histórico.

Que filme incrível! Sensacional em todos os aspectos. Atuação, direção, roteiro, efeitos especiais, lição de vida. Tudo nesse filme é incrível.

O filme conta a história de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e cheio de boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã, escândalo de Watergate (não vou contar todos os momentos que ele participa e/ou influência ,pois parte da mágica do filme são essas descobertas), mas continua pensando em Jenny, seu amor de infância, que tomou um caminho bem diferente de Forrest.

Ele trata de alguns temas bem pesados, abuso infantil, HIV, bullying, isso para a época do filme (1994) não era fácil, mas graças a ingenuidade do Forrest esses temas são passados de uma maneira leve. Esse é um dos grandes pontos do filme, Forrest não vê maldade. Ele é bom. Ele é bom e pronto. A mãe dele ensinou isso pra ele e não importa tudo o que viu e passou, ele continua sendo bom. Mesmo nos momentos ruins, mesmo na guerra, Forrest olhava para as estrelas e as achava lindas. Nós temos nossos problemas, nossos traumas, mas por que não fazemos isso?? Por que não esquecemos dos problemas durante 1 minuto para poder olhar e admirar as estrelas? Aposto que todos seríamos mais felizes.

Todas as atuação são impecáveis, mas Tom Hanks está em outro nível. A gente está acostumado com ele, sempre ganhando prêmio e fazendo ótimos papeis, mas são em dois filmes que definem ele para mim. Forrest Gump e Filadelfia. Nesses filme Tom Hanks mostra toda a sua capacidade. Chega a ser emocionante e inspirador.

Trilha sonora fantástica. Tanto a comercial quanto a tema. Todas as músicas combinam com o filme, na guerra, quando ele está pescando ou jogando futebol americano, cada detalhe do filme combina perfeitamente com a trilha. Direção, roteiro, tudo é perfeito. Poucas vezes houve um filme que combinou todos seus elementos e por isso Forrest Gump é essa obra incrível.

Quem já assistiu o filme entende os porque não entrei em detalhes da história, por mais incríveis que sejam (e são geniais mesmo), o principal do filme é o Forrest, é sua visão de mundo e como para ele o mundo é feito das pessoas que ele gosta. E quem não assistiu o filme, peço que confie e vá assistir o filme. Abra sua mente e assista livre de pré-conceitos. Acredito que o cinema tem como parte de sua missão nos ensinar lições e Forrest nos ensina muitas delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.