segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Espaço Educação: Todos somos feitos a partir de outras pessoas

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

As possibilidades de se enxergar a fase da juventude são inúmeras. Apresentei nas últimas colunas duas destas visões para com os jovens. Hoje queria fechar essas visões com uma que acredito ser a mais respeitosa: a visão do jovem enquanto ser que se constrói socialmente.

Podemos olhar para os jovens apenas como problemas, como uma fase de desenvolvimento biológico, como um grupo com determinadas características fixas. Ou então podemos olhar para eles como pessoas que estão se desenvolvendo assim como os adultos estão e como as crianças estão. Sei e acredito que você leitor percebe a diferença entre essas várias etapas... Afinal, iguais elas não são! Mas o que marcaria a juventude? Que elementos são próprios dela?

Eu diria que nada é próprio a nenhuma etapa de desenvolvimento. Se eu dissesse que a juventude é quando definimos plenamente os caminhos de nossa vida estaria enganado, pois um adulto pode mudar os passos de sua história. Se eu dissesse que a juventude é uma etapa de crise estaria enganado pois existem adultos que também entram em crise. Se eu dissesse que a juventude é uma fase de irresponsabilidade estaria enganado, pois adultos também são irresponsáveis... Eu poderia ficar citando várias definições do que é ser jovem e que entendo serem preconceituosas. Entretanto penso sim que é possível definir juventude e pretendo hoje expor minha definição.

Leitores e leitoras, sintam-se a vontade para questionar também. Afinal posso também estar sendo preconceituoso e não perceber.

Mas como definir o que é ser jovem? Creio que o primeiro erro é dizer que ser jovem é possuir algo exclusivo, como quando dizemos que ser jovem é ser sonhador. Um outro ponto que ajuda na definição é ter consciência que os jovens vivem em determinada sociedade e dela sofrem influência.

E para ajudar a definir o que é ser jovem vou usar-me. Eu me considero adulto. Porque? Alguns fatores me fazem sentir assim, como estar casado e ser independente. Entretanto percebo jovens que possuem as mesmas características. Mas existe outra coisa que me faz enxergar enquanto adulto: a clareza dos rumos que estou dando para a minha vida. Penso que ser jovem significa estar na Terra a pouco tempo e na sociedade adultocêntrica em que vivemos, significa daqui alguns anos assumir algumas responsabilidades que antes não tínhamos. E nessa perspectiva de responsabilidades que estão por vir faz com que os jovens comecem a pensar mais seriamente o que querem de suas vidas, que rumos vão trilhar, que profissão terão, que valores eles vão escolher, com quem vão casar ou se vão casar...

É essa busca, é essa fase mais intensa de escolhas que faz com a juventude seja uma etapa em que experimentar seja mais comum. Afinal se tenho que escolher algo preciso saber o que escolherei.

Por isso, acredito que ser jovem é passar por uma etapa em que mais se defini a nossa identidade (com nossos sonhos e valores). Não que isso não aconteça enquanto criança e enquanto adulto, entretanto penso que essa definição é mais intensa na juventude.

E o que essa visão enquanto jovem se construindo socialmente interfere em nossas vidas?

Se acreditamos nisso, que nessa fase a definição da identidade é algo marcante, é importante que possamos apresentar para a juventude opções de vida felizes. Precisamos apresentar e sermos verdadeiras referências para que nas escolhas que os jovens venham a fazer quem sabe os caminhos que apresentamos sejam suas opções.

Vamos nessa, ser exemplo de Vida para essa gurizada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.