segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Espaço Educação: Quanto mais consumista mais "burra" uma sociedade

por Juliano Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Um dos maiores motivos da evasão escolar no Ensino Médio é a opção pelo trabalho em vez da escola. O que tentarei fazer hoje é uma hipótese que tenho, mas que com certeza precisaria ser melhor investigada, sobre os motivos que levam a essa troca entre emprego e estudo.

Nos meus últimos textos conversamos sobre o modo com a juventude é vista pela sociedade. Umas das reflexões presentes no texto é de que esta etapa é um momento decisivo em nossas vidas, pois, enquanto momento forte de definição da nossa identidade, nos propicia a fazer escolhas que dificilmente mudarão ao longo de nossas vidas.

Outro fato importante é a sociedade na qual vivemos e os valores presentes nela. Posso parecer chato falando novamente sobre isso, mas nosso modelo atual é o capitalismo e os valores que ele prega, entre muitos, um considerado essencial é o consumo.

Usando esses dois pontos citados posso então fazer minha hipótese. Se a juventude é um momento em que mais se defini quem a gente é (quando buscamos referências para seguirmos) e a sociedade capitalista apresenta um modelo consumista como natural, que a maioria dos jovens valorizem muito o consumo. E se valorizam o consumo valorizam a necessidade de ganhar dinheiro para este consumo. Por isso a necessidade de trabalharem.

Minha hipótese tem defesa também em outra pesquisa, intitulada o "Perfil da Juventude Brasileira" (2003), que aponta um dos maiores medos da juventude como o "medo de sobrar". Nela os jovens apontam que os maiores interesses são a Escola e o Emprego (em segundo lugar). E as maiores preocupações são a Violência e o Emprego (em segundo lugar). Se o emprego é apresentado como preocupação, e como interesse, é provável que para muitos jovens ele fique a frente da escola caso precise optar. Também vi outra pesquisa, mas infelizmente não lembro e não consegui encontrar a fonte (me desculpem por isso) de que os jovens atuais são os maiores consumidores de todos os tempos.

Nesta lógica, para ajudar a resolver o problema da evasão escolar, é preciso que busquemos uma mudança nas referências existentes para os jovens. Mostrar que existem felicidade sem tanto consumo, sem tantos bens materiais. E quem sabe com isso ir construindo um outro mundo. Pois se minha hipótese estiver certa, ao abandonar as escola em detrimento do consumo, cada vez mais nossa sociedade será consumista.

Deixo a pergunta: Como será nosso mundo se isso continuar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.