sábado, 27 de setembro de 2014

Vestibular ou SIM: Unesc unifica sistema de ingresso

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, inovou e agora oferece um sistema de ingresso unificado. Quem quiser entrar na Universidade no primeiro semestre de 2015 já pode escolher entre Vestibular ou SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), além do programa Nossa Bolsa Licenciatura. As inscrições já estão abertas e ficam disponíveis até 19 de outubro (Vestibular) e 28 de novembro (primeira etapa do SIM). Os candidatos poderão escolher entre mais de 35 cursos de graduação, presenciais e a distância, com vagas para primeira ou diversas fases.

Bolsas de estudo e descontos

Para o ingresso na Universidade no primeiro semestre de 2015, o SIM oferece 549 vagas em cursos na primeira fase e 384 para diversas fases. Os aprovados poderão receber descontos de até 50%, conforme o curso escolhido, o perfil (pessoa jurídica ou física) e a renda per capita (no caso de pessoa física).

Já pelo programa Nossa Bolsa Licenciatura o aprovado poderá receber bolsa de 50% ou 100%, conforme o seu perfil socioeconômico, para os cursos de Geografia, História, Matemática e Letras (Língua Portuguesa).

Inscrições permanentes

A partir de agora, o SIM fica aberto permanentemente, sendo que o processo seletivo será dividido em três etapas. O candidato que tiver sua inscrição nos primeiros períodos deferida, mas não for chamado para ocupar uma vaga, será automaticamente inscrito para participar da seleção dos períodos de inscrições seguintes, caso haja vaga no curso escolhido.

A primeira etapa de inscrições está aberta até 28 de novembro e a lista com os nomes dos classificados será divulgada em 5 de dezembro. O segundo período de inscrições será de 1º de dezembro de 2014 a 2 de fevereiro de 2015, com resultado da classificação divulgado em 10 de fevereiro de 2015. O terceiro período ocorre de 3 a 23 de fevereiro de 2015, com resultado em 25 de fevereiro.

Para participar do SIM é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio. Neste processo, o ingresso se dá pela análise do histórico escolar. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas pelo portal unesc.net ou na Centac (Central de Atendimento ao Estudante), no campus da Universidade.

Vestibular de Verão

Para o Vestibular de Verão do Sistema Acafe, a Unesc oferece 1.555 vagas. As provas ocorrem no dia 23 de novembro, das 13 às 18 horas, nas cidades de Araranguá, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Chapecó, Caçador, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Orleans, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Itajaí, Videira e Xanxerê.

Além da Unesc, outras 15 IES (Instituições de Ensino Superior) participarão do concurso da Acafe e, juntas, oferecem cerca de 16,7 mil vagas em mais de 1 mil cursos, distribuídos em 52 municípios catarinenses. A taxa de inscrição é de R$ 70 e a relação dos candidatos classificados será divulgada dia 5 de dezembro.


(Colaboração: Secom Unesc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.